segunda-feira, setembro 28, 2009

MÃO NO BOTÃO, POSE PRA FOTO!

Tá aí uma das coisas mais engraçadas que eu vi na internet nos últimos tempos: um blog feito no Tumblr (um serviço do tipo Blogspot, Blogger ou WordPress da vida) que mostra artistas, políticos, populares e personalidades em geral (como ex-BBBs) posando para as câmeras tirando uma onda de DJ, ou melhor, "ATACANDO DE DJ".

Eu sei, eu sei, em alguns casos as pessoas realmente sabem tocar, estavam de fato tocando no momento em que a foto foi tirada, e até se apresentam na função com certa regularidade, mas a grande maioria deles é apenas pose, e graças ao jeito em que foram flagrados, à posição das mãos, à idade, à real profissão ou simplesmente ao fato da pessoa ser aquela pessoa, é o que torna a foto realmente engraçada. Sem contar, é claro, a repetição frenética da frase "FULANO ATACA DE DJ". HahahaHahaHa! :) No fundo, é uma crítica irônica à banalização completa da profissão.

Tudo bem que só tem graça (ou tem mais graça, pelo menos) pra quem é DJ, pois aí dá pra ter uma real noção do ridículo que a pessoa está passando (às vezes pela posição das mãos! Veja o exemplo abaixo da Fafá de Belem). Algumas das pessoas flagradas, sem a menor intenção de aparecer ou tirar onda, mas mesmo assim a foto é engraçada pelo fato de ser ridícula.

Passei um bom tempo me divertindo ao passar por todas as "poses" incríveis, em que em alguns casos são citadas pela posição/carreira pública que ocupam e não pelos seus nomes, o que acaba deixando a coisa mais hilária ainda (exemplo: Fulana da Banheira do Gugu ATACA DE DJ).

Ainda não consegui descobrir a quem pertence esse novo blog (ou já é velho e eu que estou desatualizado?), mas quem souber deixa uma mensagenzinha aqui, please.

Bom, fiz uma seleção das poses mais cômicas, na minha humilde opinião, mas recomendo uma passada lá no site (
http://mnbppf.tumblr.com/) pra ver o restante delas, é imperdível! Até porque, só dá pra entender vendo as fotos!

1) Senador Romeu Tuma ATACA DE DJ
2) Vai Lacraia ATACA DE DJ
3) Talita Castro que interpreta Cris dona do badalado diner Rock n Burguer em Vende-se Um Véu de Noiva ATACA DE DJ
4) Assistente de palco do Gugu ATACA DE DJ
5) Fafá de Belem ATACA DE DJ (se liga na posição das mãos dela)
6) Ex-paquita Pituxita Bonequinha ATACA DE DJ
7) Mulher melancia ATACA DE DJ
8) Flávio ex-BBB ATACA DE DJ (em boate gay carioca)
9) Faustinho ATACA DE DJ (apesar de ser DJ mesmo, esse apelido foi foda!)
10) Filho de Caetano ATACA DE DJ

sexta-feira, setembro 25, 2009

SÓ TEM MALUCO NESTA P*RRA! :)

Esse post não tem a ver com música nem equipamentos de som, mas sim com as pessoas doidas que tem por aí, e que chegam até aqui através dos search engine da vida, como Google, Yahoo, Cadê?, etc.

É que de vez em quando eu dou uma olhada no log de acessos do blog, através do sitemeter, pra ver quantos acessos tivemos na semana, no mês, ou de quais lugares as pessoas têm mais acessado, e o mais interessante disso tudo: ver o que as pessoas procuravam nos search engines para chegarem até aqui.

É que o log do sitemeter (assim como outro log "qualquer" pode fazer, ex.: Google Analytics (que por sinal é bem mais completo)) registra em detalhes, por exemplo, se o cidadão procurou por "Marcelo KPZ" no search engine, e aí um dos resultados foi o meu blog, então se ele clicou nesse resultado, isso fica registrado. Isso porque, resumidamente, a seguinte informação fica armazenada: "o usuário XYZ foi no Google, procurou por MARCELO KPZ, achou o teu site como um dos resultados e clicou nele".

Bem, a graça de verdade é bisbilhotar o que foi que as pessoas procuraram no Google/Yahoo/Cadê/etc e que as fizeram vir até aqui! Tem duas categorias que me chamam mais atenção: (1) a daqueles termos que se repetem constantemente e (2) os termos mais inusitados (onde as pessoas parecem fazer perguntas diretas ao Google, como se estivessem consultando uma pessoa, um Guru).

Vou fazer uma forcinha de buscar na memória pra elencar os top 10 (ou algo assim) de cada uma das duas categorias. Vamos lá.

CATEGORIA REPETIÇÃO (experimente colocar no Google):

1) "Bar do Copa"
2) "Nuth Lagoa Preço"
3) "Gold Sessions Hotel Ouro Verde"
4) "Aluguel de carros em Miami"
5) "Onde comer em Miami"
6) "Marcelo KPZ"
7) "Rogerio Flausino Chanson du Soleil"
8) "Moonaomoo"
9) "Como Notorious B.I.G. foi morto"
10) "Sterozero"

CATEROGIA PERGUNTAS AO ORÁCULO:

1) "Como se vestir em festas reivi?"
2) "Como dançar o rebolation?"
3) "O que significa isso # na musica?"
4) "Onde os vips vão estar no fin de semana?" ("fin" com "n")
5) "capinha para gira disco de cdj denon dns 1000"
6) "Quais eram os equipamentos dos djs antes e hoje?"
7) "Como organizar eventos?"
... (Não lembro de outras frases estranhas além destas)

Bom, se eu lembrar de outras, eu coloco por aqui... :)

segunda-feira, setembro 21, 2009

Pra quem quer saber mais sobre os CDJ 900 e 2000

Encontrei um FAQ perdido pelos forums de discussão da Pioneer que estão com muitas informações, bem úteis e esclarecedoras sobre os modelos 900 e 2000 da linha de CDJs da empresa. Duas delas, inclusive, respondendo às dúvidas que eu tinha colocado/deixado em aberto aqui no meu último post, como:

1) Aquele sistema de link que permite que até 4 CDJs compartilhem a mesma fonte de dados (ex.: HD Externo, mp3 player, pen drive etc) funciona tanto para o CDJ-2000 quanto para o CDJ-900.

2) Ao que parece, o prato do CDJ-900 gira sozinho, igual ao CDJ-1000MK3. Não falaram nada sobre a rotação do prato do CDJ-2000, mas acredito que seja pelo menos igual, e talvez até melhor que o sistema do CDJ-900.

3) O display do CDJ-900 não chega a ser preto e branco, mas é quase isso: bastante inferior ao do CDJ-2000 (veja a foto comparativa aqui).

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo e irrestrito que responde estas e muitas e muitas outras perguntas e dúvidas, como disponibilidade dos aparelhos, preço sugerido, dimensões e peso, features, etc.:

sábado, setembro 19, 2009

Desde que eu me entendo como uma pessoa com vontade de ser DJ, eu procurei de todas as maneiras estudar e pesquisar equipamentos de DJ e avaliá-los dentro do possível (sempre que eu vou pros EUA normalmente eu faço isso nos guitarcenters da vida). Mesmo não podendo ir lá esse ano para ver os novos lançamentos da Pioneer, vou expressar minha opinião em relação ao que eu vi no Youtube destes.

Mas as mudanças neste universo estão começando a ficar estagnadas e a coisa tá começando a ficar meio enrolada. Ainda mais agora com o lançamento da nova série da Pioneer CDJ-900 e CDJ-2000. Mas para iniciar minha crítica (eu só vou falar mal, então preparem-se), vamos para um parágrafo de história. É rapidinho, prometo:

Era uma vez a Technics. Ela fazia toca discos. Os DJ's a adoravam. E aí veio o CD. Mas o CD veio pra ficar, aparentemente. E o Vinil - que diziam que iam morrer, não morreu. Até ficou abandonado e todo mundo começou a comprar CDJ. Aí veio a MP3. Aí a Pioneer ficou miope, esqueceu o óculos, e não fez decks que liam MP3. Outra coisa que ninguém conseguia entender era que DJ queria o manejo de disco equivalente a SL1200Mk2 da Technics. A Pioneer ignorou isso também. Aí a Denon chegou, fez o DN-S5000 e juntou MP3 com o Prato giratório. Felicidade temporária. Mas aí um grupo de engenheiros fizeram nessa zona toda o Final Scratch. Que era ruim, mas era bom. E outra galera resolveu fazer o Serato Scratch Live. E aí 80% dos que eu conheço aderiram ao Serato e acabou a história.

Ah é, esqueci que a Technics tentou lançar algo parecido com a MK2, chamado SLDZ1200Mk2, que não colou. Mas vamos lá:

Se partirmos da premissa que todo o DJ sempre quis e prefere tocar em Vinil, veremos que qualquer oportunidade de voltar a tocar com vinil sempre será muito bem vinda, independente da categoria de DJ (mobile/radio/festa/performer/artist). É por isso que a idéia dos Vinyl Emulators (Serato, Tork, Final Scratch e afins) sempre serão muito bem vindos, por causa da versatilidade e flexibilidade que ele proporciona, além do privilégio e o prazer de tocar usando Vinil.

Depois de muito penar com a Internet no hotel (no momento estou em Campo Grande, MS, a trabalho), consegui ver os videos de apresentação da CDJ-2000, CDJ-900 e do DJM-5000 (sim, veio um mixer nessa história toda).

E a minha impressão é a seguinte: A galera da Pioneer fez um curso relâmpago de "como vender algo para o consumidor que ele já tem só que com poucas diferenças", com o Steve Jobs. Da mesma forma que ele quer vender iPods "diferentes" só que "iguais" em essência, a Pioneer quer fazer exatamente a mesma coisa. Tanto é que da série "mil", a CDJ tem 1000MK1, MK2, Mk3 e agora a CDJ-2000.

Tem coisas no CDJ-2000 realmente interessantes: Sempre achei que midias de cartão seriam o futuro e substituiriam o CD (como HD externos e afins), e eles foram agora adotados como portas de acesso a músicas. Eu acho foda o conceito de levar um cartão SD de 20gb só com as músicas que você vai tocar e colocar essa case na Carteira.

Já a idéia de compartilhamento de músicas entre decks foi aplicada primeiro pela DENON no DN-S5000 se não me engano (tinha entrada de cabinho de rede nele, não tenho certeza mas eu acho que sim) e aquele botãozinho de girar já era usado pela Denon e pela Numark no TTX faz MUUUUUUUUUUITO tempo. Então, até aí nada de novidade.

O Needle Scrolling com o dedinho demorou muito pra sair na minha opinião. E não colocar o mesmo na CDJ-900 é o tipo do espírito de canguinha que foi praticamente desnecessário. O fato de ele compartilhar múscias de 1 hd para 4 decks diferentes num DJM-800 realmente é muito interessante até dar pau neste HD, e aí você fica vendido na história. Mas realmente eu estou sendo pirracento.

Mas agora, se você notar no discurso de quem apresenta o CDJ-2000, você nota que ele mostra um software chamado Rekordbox que se propoe a organizar suas faixas para uso nas CDJ's. Mas pra quê isso? Será que ajustes via ID3 não seriam suficientes? Ah sim, tem que criar "crates". Mas isso já tem no Serato né? É.... Nossa, que evolução heim Pioneer! Redescobriu o disco.

E outro detalhe que ele fala é que "você não precisa ficar levando seu laptop para cima e para baixo para todo o evento que você for fazer". Ora caraios, e levar aquela CDJ é realmente um passeio.

Eu lembro perfeitamente que quando eu fiz as cases do meu primeiro CDJ player da Pioneer - o CDJ-500II - o tamanho não era tão diferente do da Mk2 não. Com o tempo diversas variações do player foram criadas para atender diversas demandas: seja dos dj's portáteis de festinha, dos dj's residenciais e eventuais e os artists/performers. E a grande verdade é que a Pioneer só serve bem o primeiro grupo, porque os DJ's artists/performances estão, na maioria das vezes, aderindo mais e mais aos Vinyl Emulators.

Agora para quebrar definitivamente a Pioneer, vamos fazer cálculos, que é o que interessa:

Vamos calcular os preços em Dólares, considerando comprar tudo lá numa Guitar Center da vida, ok? Não vou calcular o preço no Brasil mas considere aí multiplicar os valores que eu vou fornecer por 3. (nota: os preços em dólares eu tou incluindo as taxas que os estados cobram)

2 Technics SL1200Mk2 - U$ 490,00 (Total U$980,00)
1 Mixcer DJM-400 Pio - U$ 430,00
1 Serato Scratch SL3 - U$ 720,00
1 Notebook Toshiba - U$ 900,00 (obs: um razoável, com bastante HD disponível)
1 HD Externo 160gb - U$110,00 (qualquer marca, desde que portátil para backup)

Logo teremos:

Total dessa configuração: U$3140,00, equivalente a R$5.664,25 reais (dólar do dia)

Se considerarmos o preço da CDJ-2000 como sendo U$2.500,00 cada:

2 x CDJ-2000 - U$5.000,00
1 x DJM-400 - U$430,00
1 x HD Externo 160GB - U$110,00

Logo teremos:

Total dessa configuração: U$5.540,00, equivalente a R$9,993,61.

Em ambos os casos, desconsiderei taxas de importação e o preço das CASES.

Nota-se que temos uma diferença gritante de preço de configuração. E o Vinyl Emulator tem versatilidade de ser usado desde com uma CDJ-100S até mesmo um CDJ-2000. Então se você quiser ser um DJ móvel, ainda assim vale você comprar um kit serato e comprar um par de CDJ-400's ou CDJ-200's para somar que você vai ficar BEM ABAIXO do valor de uma configuração top de linha.

A Pioneer falou que vai abrir financiamento para a compra dos dispositivos. Cara, financiamento! Para comprar CD Player profissional! Fala sério. R$10.000,00 é a entrada de um automóvel novo praticamente.

A Pioneer, ao meu ver, revolucionou pouco nos seus conceitos, mas da mesma forma que ela tomou o lugar da Technics em "Industry Standard" para DJ Players de CD, ela perdeu o lugar pra Rane para Vinyl Emulators ou afins (até porque nem é essa a proposta dela, mas em vender players profissionais para DJ's).

Quem quiser coprar o respectivo, fique à vontade. Eu dificilmente acho que valerá a pena. Só as boates norte-americanas vão comprar essa porra e te digo mais: 80% dos DJ's não vão usar case de cd's porque até eles estão de saco cheio de ficar gravando CD's. :)

That's all for now. Se eu tiver que retificar alguma coisa no texto, só vou fazer a partir de segunda feira. Fique à vontade para comentar.

Cordial abraço e bom fim de semana.

sexta-feira, setembro 18, 2009

QUANTO VOCÊ PAGARIA POR UM "EXCELENTE" HEADPHONE?

Estava eu hoje procurando por ai meu futuro Sennheiser HD-25-1 II, quando me deparei com esse site especializado em headphones. O preço-base deste modelo ai era muito similar ao da BH Photo Video, U$ 199,00. Mas obviamente não foi isso que me espantou e me fez vir até aqui escrever essa nota...

... O que me impressionou foi o precinho camarada deste OUTRO MODELO, também da Sennheiser, o tal do HD800: nada mais, nada menos que U$ 1.400,00! Tudo bem que a propaganda é maneira, fala que é feito com material aeroespacial, com os melhores componentes do planeta, que tem um som mais maravilhoso ainda que o som original (essa parte é brincadeira), mas pera lá!

Não entendo muito de headphones hi-fi, e por isso talvez possa estar falando uma besteira aqui, e existam headphones bem mais caros que esse, mas esse precinho me chamou bastante a atenção.

Mas ai, navegando mais um pouco no site, descobri outro modelo mais caro ainda (o mais caro da loja), um tal de GRADO PS1000, sendo vendido à bagatela de U$ 1.695,00. Na propaganda, também muito pouco modesta, os caras dizem que você pode atingir o NIRVANA (não estou falando da banda de Seattle aqui) escutando esse negócio ai. Será que dá pra ter um orgasmo também? De repente vale a pena. :)

GRADO PS1000 (U$ 1.695,00):















SENNHEISER HD800 (U$ 1.400,00):




LANÇAMENTOS DA PIONEER PRO DJ

Hoje durante o dia me deparei com uma notícia interessante: a Pioneer lançou 2 novos CDJs, o CDJ-900 e o CDJ-2000. Assim como na antiga taxonomia, existe uma certa "hierarquia" de funcionalidades entre os dois aparelhos, bem similar à que existe atualmente entre o CDJ-800MK2 e o CDJ-1000MK3.

Pra resumir, os dois modelos fazem, basicamente, as mesmas coisas, só que o modelo superior tem umas "papagaiadas" a mais, que eu acho meio dispensáveis... Tanto que tenho um par de CDJ-800MK2 ao invés de um par de CDJ-1000Mk3, por achar o primeiro muito mais vantajoso em termos de custo/benefício do que o segundo. E a mesma lógica vale para a comparação técnica entre o CDJ-900 e o CDJ-2000.

Bem, com relação ao CDJ-900, o que me pareceu de novo com relação ao seu antecessor, o CDJ-800MK2, foram os seguintes features:

1) Capacidade de tocar AAC, WAV e AIFF (mas quem usa esses formatos??)
2) Aceita dispositivos USB (isso é maneiro, você pode usar seu HD externo)
3) Funciona como um dispositivo MIDI configurável, ou seja, pode ser todo configurado para trabalhar com softwares que se comunicam com dispositivos MIDI
4) Tem aquele visor grande e inclinado para catar as músicas que estão na fonte USB ou no computador (ainda vem com um software específico da Pioneer, o rekordbox para catalogar e preparar as músicas pra tocar no CDJ)

E os features do CDJ-2000 que superam o CDJ-900, o modelo mais simples, são:

1) Aceita DVD e SD card como mídias
2) O display é colorido (não ficou claro se é maior que o do outro modelo ou do mesmo tamanho)
3) Needle search, uma reguinha que você pode usar pra percorrer a música rapidamente de um ponto a outro

Uma coisa que não ficou muito clara no site da Pioneer é se o ProDJLink, que permite que você conecte até 4 aparelhos compartilhando da mesma fonte de músicas funciona nos dois modelos (aparentemente diz-se só funcionar no CDJ-2000, mas isso não está muito claro, já que o jack chamado de "link" existe na parte traseira dos dois modelos, ao menos é o que mostra as fotos do site oficial). Também não ficou claro se os pratos dos modelos giram, assim como o do CDJ-1000MK3.

Essas e algumas outras informações devem estar disponiveis em breve. Se é que já não estão, mas eu sinceramente não encontrei. Outra coisa que eu acho que ficou faltando foi a divulgação do preço. Já ouvi algumas pessoas falando que o CDJ-2000 vai custar cerca de 5 mil dólares, mas não consegui confirmar. Já o CDJ-900, não ouvi falar nada. Se realmente o preço for esse, imagine, com apenas 10 mil dólares você já pode começar a brincar! Fora o preço do mixer!

Espero que em breve possamos colocar aqui novas informações sobre os brinquedinhos novos da Pioneer. Enquanto isso, seguem abaixo alguns vídeos sobre os dois modelos.

CDJ-900 Overview:


CDJ-2000 Overview:

sábado, setembro 05, 2009

MOO NÃO-MOO

Como todos sabem, sou entusiasta da MOO. Engraçado que a primeira vez que ouvi falar dela foi via um amigo meu que comentou que a festa era irada, sei lá o que, mas achei que fosse um evento alternativo demais para os meus padrões. Foi na época que a MOO fez um evento que durou 3 dias seguidos, em 2006 (veja aqui). Mas mesmo assim, não fui.

Hoje em dia me arrependo, e vou em todas as edições, sempre que posso. A última foi aquela com o famoso set do Mauricio Lopes, demais (veja aqui). Quem foi, sabe o que eu tô falando. Também gostei da época do PROJETO FASE, quando rolou Renato Ratier (foi irado também). Outra coisa que me dá um pouco de saudade são aquelas iluminações psicodélicas, principalmente aquele negócio que chamam de TÚNEL LED.

Bem, sábado que vem vai rolar de novo! Dia 12 de Setembro, no Espaço Franklin (av Passos, 36 - Centro). As atrações ficam por conta de Eduardo Christoph (MOO), Gustavo Tatá, Osborne (Spectral) e Richard Sen (Padded Cell). Será que o Diogo Reis vai ficar só na curtição? Enfim... Os detalhes adicionais como preço, locais de venda dos ingressos etc estão em www.moonaomoo.com.br

terça-feira, setembro 01, 2009

FOI DADA A LARGADA...

E parece que a DJ MAG abriu a tradicional votação deste ano dos fãs para os 100 melhores DJs do mundo. Se você ainda não votou, não perca tempo, acesse aqui e dê o seu voto! E como eu acho que voto não deve ser secreto, divulgo aos interessados que votei em somente uma pessoa, o DJ Marky. Sorte pra ele!!! :)