sexta-feira, setembro 18, 2009

LANÇAMENTOS DA PIONEER PRO DJ

Hoje durante o dia me deparei com uma notícia interessante: a Pioneer lançou 2 novos CDJs, o CDJ-900 e o CDJ-2000. Assim como na antiga taxonomia, existe uma certa "hierarquia" de funcionalidades entre os dois aparelhos, bem similar à que existe atualmente entre o CDJ-800MK2 e o CDJ-1000MK3.

Pra resumir, os dois modelos fazem, basicamente, as mesmas coisas, só que o modelo superior tem umas "papagaiadas" a mais, que eu acho meio dispensáveis... Tanto que tenho um par de CDJ-800MK2 ao invés de um par de CDJ-1000Mk3, por achar o primeiro muito mais vantajoso em termos de custo/benefício do que o segundo. E a mesma lógica vale para a comparação técnica entre o CDJ-900 e o CDJ-2000.

Bem, com relação ao CDJ-900, o que me pareceu de novo com relação ao seu antecessor, o CDJ-800MK2, foram os seguintes features:

1) Capacidade de tocar AAC, WAV e AIFF (mas quem usa esses formatos??)
2) Aceita dispositivos USB (isso é maneiro, você pode usar seu HD externo)
3) Funciona como um dispositivo MIDI configurável, ou seja, pode ser todo configurado para trabalhar com softwares que se comunicam com dispositivos MIDI
4) Tem aquele visor grande e inclinado para catar as músicas que estão na fonte USB ou no computador (ainda vem com um software específico da Pioneer, o rekordbox para catalogar e preparar as músicas pra tocar no CDJ)

E os features do CDJ-2000 que superam o CDJ-900, o modelo mais simples, são:

1) Aceita DVD e SD card como mídias
2) O display é colorido (não ficou claro se é maior que o do outro modelo ou do mesmo tamanho)
3) Needle search, uma reguinha que você pode usar pra percorrer a música rapidamente de um ponto a outro

Uma coisa que não ficou muito clara no site da Pioneer é se o ProDJLink, que permite que você conecte até 4 aparelhos compartilhando da mesma fonte de músicas funciona nos dois modelos (aparentemente diz-se só funcionar no CDJ-2000, mas isso não está muito claro, já que o jack chamado de "link" existe na parte traseira dos dois modelos, ao menos é o que mostra as fotos do site oficial). Também não ficou claro se os pratos dos modelos giram, assim como o do CDJ-1000MK3.

Essas e algumas outras informações devem estar disponiveis em breve. Se é que já não estão, mas eu sinceramente não encontrei. Outra coisa que eu acho que ficou faltando foi a divulgação do preço. Já ouvi algumas pessoas falando que o CDJ-2000 vai custar cerca de 5 mil dólares, mas não consegui confirmar. Já o CDJ-900, não ouvi falar nada. Se realmente o preço for esse, imagine, com apenas 10 mil dólares você já pode começar a brincar! Fora o preço do mixer!

Espero que em breve possamos colocar aqui novas informações sobre os brinquedinhos novos da Pioneer. Enquanto isso, seguem abaixo alguns vídeos sobre os dois modelos.

CDJ-900 Overview:


CDJ-2000 Overview:

Nenhum comentário: