quarta-feira, novembro 07, 2012

COMO EXPORTAR SUAS MUSICAS MP3 DOS CRATES DO SERATO/ITCH

Primeiro vou explicar de onde surgiu essa minha necessidade, pra você entender melhor o contexto. O que acontece é que eu vou tocar num casamento no próximo final de semana, obviamente usando minha controladora DDJ-S1 e meu MacBook como fontes de áudio. Apesar de a minha controladora e o meu Mac nunca terem dado qualquer problema até hoje, fiquei um pouco preocupado com essa remota possibilidade, já que um casamento não é uma festinha comum, o som simplesmente não pode falhar.

Como backup, solicitei ao fornecedor da festa que deixasse à disposição para meu uso 2 CDJs-400 e 1 mixer da Pioneer. Ele mesmo sugeriu também que eu ligasse a controladora direto em uma das entradas do mixer, e o mixer por sua vez fosse ligado ao PA, pois caso acontecesse algum problema na controladora ou no Mac, o sistema de som auxiliar já estaria diretamente ligado ao PA, bastando escolher a próxima música neste sistema auxiliar e apertar o PLAY, e a festa continuaria.

O lance é que eu preparei vários crates no Serato/ITCH, um para cada estilo musical que eu iria tocar na festa, já com as músicas pré-selecionadas (em função das reuniões com os noivos), já em ordem de BPM ou preferência pra tocar antes, etc. Tudo organizado. Mas para que eu pudesse utilizar o sistema de backup (CDJ + mixer) eu teria que optar por: (a) gravar CDs de audio; (b) gravar CDs de mp3 ou (c) copiar as mp3 para pendrives e utilizá-los diretamente nos CDJs. A minha opção foi a (c), por ser infinitamente mais fácil e rápida. Até porque muito provavelmente eu nem usarei esse backup, então não valeria a pena investir muito tempo nele.

Mas aí que surgiu o problema: como fazer para exportar automaticamente todas as mp3 que estavam dentro dos crates para um pen drive? Por sorte encontrei um post na internet que explicava parcialmente como esse processo funciona. Retirei as informações deste site aqui: http://serato.com/forum/discussion/574537 

O importante a acrescentar nas informações que tem neste fórum é o seguinte: quando você COPIA as músicas de um determinado CRATE para uma PASTA dentro de um pen drive, ele DUPLICA as músicas que estão dentro do crate, ou seja, ele mantém as "x" músicas que já estavam no crate, e acrescenta estas mesmas "x" músicas de novo, só que utilizando como arquivos mp3 FONTE os arquivos pra onde você fez as cópias, ou seja, do PEN DRIVE.

Isso significa que se você tinha 10 músicas no crate, e aí foi lá e fez a cópia destas 10 músicas pra determinada pasta de determinado pen drive (utilizando o processo que tem nesse link que eu postei), o serato vai deixar agora um total de 20 músicas no crate, ou seja, o dobro, sendo que serão as 10 que já existiam antes de você copiar, e as 10 cópias que você gravou lá no pen drive.

Pra corrigir essa duplicidade indesejada, eu acrescentei uma coluna a mais nas informações que o Serato/ITCH exibe sobre os arquivos, que se chama "Location". Essa coluna diz o disco e a pasta da mp3 de origem de cada música que você tem no crate. Ai eu cliquei na barra de Location (depois de inserida), pra ordenar as músicas do crate em função da pasta, e deletei as 10 cópias indesejadas (as que estavam no pen drive), mantendo só as cópias originais que estavam no meu HD, antes de eu mandar copiar.

Assim, no final das contas, esse processo facilitou bastante porque o Serato já fez todas as cópias de músicas pra mim, dos crates que eu queria para as pastas que eu indiquei. Assim, eu não tive que buscar música por música, pasta por pasta (porque meus crates são formados por arquivos mp3 de diferentes pastas no HD, então imagine o trabalho que isso ia me dar!), apenas indiquei ao Serato/ITCH quais músicas queria copiar, e ele mesmo buscou cada mp3, uma por uma, na fonte (no HD), e copiou para o pen drive (local que eu indiquei). A única trabalheira foi a de inserir esse campo "Location", ordenar as músicas por ele, e deletar as que tinham ido pro pen drive, ficando só com as originais.

Esse recurso me ajudou MUITO, e acho que pode ajudar também muita gente aqui no Brasil que precisa dessa dica/informação em Português.

No mais, só acrescento o seguinte: quando fizer esse tipo de processo, faça antes um backup completo do seu Mac (Time Machine), pois se ocorrer algum problema, você tem como voltar tudo ao que era antes. E também execute essa tarefa com o máximo de calma e cuidado, pois uma desatenção pode fazer você deletar todas as músicas do seu crate sem querer! Boa sorte.

Nenhum comentário: