quarta-feira, novembro 30, 2011

PRIMEIRO REVIEW DA CONTROLADORA PIONEER DDJ-S1

Hoje fiz o primeiro teste de mixagem na minha nova controladora Pioneer DDJ-S1. Gravei um set mixado de mais ou menos 1 hora, e já deu pra perceber bem os prós e contras do aparelho. Na realidade vou detalhar mais aqui nos pontos fracos, pois os pontos fortes são meio óbvios pra quem já conhece qualquer equipamento da Pioneer, eu acho. E outra coisa que vale ressaltar é que essa é uma primeira análise, uma primeira impressão. Talvez, com o tempo, e com o costume, alguns desses detalhes comentados sejam minimizados (até porque eu não conheço todos os recursos do software e da controladora de cabeça ainda, pode ser até que eu esteja falando alguma besteira aí abaixo, por desconhecimento mesmo).

1) Eu tenho o hábito de acompanhar as faixas que estão ENTRANDO pelo TIME ELAPSED, pra saber quando vai acabar o break e começar a música de fato, e as músicas que estão SAINDO pelo TIME REMAINING. Logo, a cada mixagem eu tenho que trocar de ELAPSED para REMAINING e vice-versa nos dois decks. Mas, pelo que eu vi, não existe um botão pra fazer isso diretamente pela controladora, mas só pelo software... ou seja, eu tenho que manter um mouse ligado ao laptop, ou utilizá-lo de forma a ter acesso ao mouse pad (e consequentemente ao teclado). Mas, pra isso ser feito, o laptop NÃO pode ser posicionado por baixo da controladora (uma das grandes propagandas feitas pela Pioneer), pois quando isso é feito o teclado e o mouse pad ficam inacessíveis. Merda. :)

2) Uma coisa pra tomar cuidado aqui: a "mini-wave" colorida que tem em cada deck, que mostra a análise gráfica da faixa de áudio que está carregada no deck, é uma coisa que pode confundir a questão do tempo que falta pra acabar a música. É que cada música tem um tempo total diferente da outra (3 minutos, 5 minutos, 8 minutos, etc), então a "quantidade de onda" que falta pra tocar ali pela mini-wave varia em extensão, de uma música pra outra. E aquilo ali também dá uma falsa idéia de tempo. Por várias vezes eu olhei pra ela, achei que faltava bastante tempo pra acabar, mas na realidade só me restavam algo como 30 segundos para realizar a mixagem.

3) Dependendo do modo de visualização que você selecionar, as informações apresentadas na tela ficam muito pequenas. Isso também depende do tamanho do seu laptop. Eu uso um Macbook Pro 13", então qualquer coisa ali naquela tela fica pequena, acredite em mim. Tem um dos modos lá que praticamente não dá pra enxergar o que tá escrito. E o pior é que você precisa muito olhar aquilo ali, para saber por exemplo em mais ou menos quantos % está o pitch que você está regulando pelo slider na controladora (a controladora nõa tem um display pra mostrar isso). Eu aconselho colocar o laptop bem na frente da sua cara, ou então usar um dos modos de visualização maiores.

4) Senti a falta também dos botões de FAST FORWARD e FAST REWIND que existem nos CDJs. Na falta deles, é necessário usar o NEEDLE SEARCH ou então colocar em VINYL MODE e sair rodando o jog pra frente ou pra trás, dependendo se você quer avançar ou retroceder. O problema de usar o NEEDLE é ele tem uma sensibilidade máxima definida (acho que só se move de 1/10 em 1/10 do tempo da faixa, o que é pouco), e isso é especialmente ruim nas faixas mais longas (um set mixado inteiro então, nem se fala). Já o problema de usar o JOG é que além de fazer um barulho ensurdecedor de SPIN no seu ouvido, fazer isso toda hora deve depreciar o jog em tempo recorde -- se você gosta do seu dinheiro, não faça isso. A única solução que eu encontrei foi a de usar o mouse direto na mini-wave da faixa de áudio que está carregada no deck, clicando no ponto da faixa que se quer acessar, mas isso novamente cai naquele problema de não poder usar o laptop por baixo da controladora.

5) O botão do MIXING CUE (pra escolher se quer ouvir no headphone mais o CUE ou mais o MASTER) é um dos que veio na controladora em "tamanho reduzido". Talvez a Pioneer tenha achado que esse botão não é muito utilizado pelos DJs. Mas eu, no caso, utilizo muito, pois às vezes quero ouvir a faixa que vai entrar SOZINHA, sem estar tocando com o MASTER. Pra mim, esse botão poderia ser maior, igual aos de equalização, por exemplo, pois do tamanho que ele é fica complicado de usar toda hora. Tinha que ser maior.


6) Reparei também que a barrinha do needle search fica muito exposta na controladora, sobretudo quando você vai precisar operar os controles de volume e equalização do microfone 1. Eu estava tocando e precisei mexer na equalização do microfone, e sem querer toquei na barra do needle search, o que fez a música "pular" de um ponto pra outro instantâneamente, estragando meu set. Tem que prestar muita atenção pra não pagar mico.


7) Por último, um comentário fanfarrão: a parte de cima do JOG é muito lisinha, e as bordas são de plástico DURO, e não MOLE, ou seja, tanto em cima quanto do lado a "pegada" não é boa, sobretudo se você estiver com a mão muito seca. A solução que eu encontrei, de imediatado, é dar uma lambida nos dedos pra deixar a mão mais grudenta. A solução de longo prazo é usar bastante a controladora pra que muita cerveja pingue em cima dela, e ela comece a ficar mais grudenta. :)


Observação final: lembre-se dessas questões de limitação do hardware, quando se faz necessária a utilização do teclado ou do mouse, no momento de adquirir um hardcase COM ou SEM plataforma para apoio do laptop por CIMA da controladora (porque ao usar o laptop por baixo a limitação é bem maior).

sexta-feira, novembro 25, 2011

REMOÇÃO DOS PÉZINHOS DA DDJ-S1

Você sabia que é possível remover os pézinhos da controladora DDJ-S1 da Pioneer? Eu não tinha visto isso em review nenhum na internet, mas dentro do próprio manual diz que você pode remover os pés, e aí a controladora fica com menos 3,5 cm de altura

Isso é útil se você pretende usá-la dentro do case, e desde que o case tenha aquele "tampo" pra apoiar laptop (ou seja, o laptop não precisa ficar com o teclado por baixo dela).

Parece pouca coisa, mas 3,5 cm x 30 cm x 70 cm correspondem a mais de 7 litros de volume que você vai economizar de espaço dentro de casa e no momento de fazer seu frete. 

A foto anexa tá meio ruim, mas dá pra ver a controladora com e sem os pézinhos.



quarta-feira, novembro 23, 2011

PRIMEIRO REVIEW DA JBL EON 515XT

Neste último sábado fiz uma festa num lugar aberto, para umas 100 pessoas mais ou menos, e utilizei minhas duas caixas recém-adquiridas JBL EON 515XT. Eu coloquei as duas suspensas sobre pedestais, mais ou menos na altura da cabeça, e liguei as mesmas usando em cada uma 2 pinos P10 mono (não balanceados), ou seja, cada caixa tinha os dois canais tocando.

No ápice da festa coloquei as duas com mais ou menos 70% da capacidade (através do controle de volume na parte traseira), e o som estava bem alto e forte (no mixer, estava batendo em 0 (zero) db, ou um pouquinho mais que isso). 

O grave da caixa não é muito profundo e definido (como num subwoofer), mas mesmo assim deu pro gasto numa boa. Ou seja, acho que nem vou comprar subwoofer, porque nem precisa necessariamente.

Claro que o som vai ficar MELHOR se usar um subwoofer, mas mesmo sem o sub já ficou bem legal. Um subwoofer decente aqui no Rio de Janeiro custa uns R$ 3-4 mil, e pesa uns 30 kg, acho que o custo/benefício não compensa. Mas vou fazer mais algumas festas antes de decidir.

terça-feira, novembro 22, 2011

ESPECIFICAÇÕES CYGNUS SA-5

Esta é a última página do manual do amplificador SA-5 da marca Cygnus, onde podem ser observadas as especificações de todos os amplificadores da linha SA da Cygnus, inclusive o SA-5. No futuro, vou dar uma scaneada em todas as páginas do manual e disponibilizar aqui.

Potência total em 4 ohms: 1500 watts RMS
Potência 4 ohms por canal: 750 watts RMS
Potência 8 ohms por canal: 490 watts RMS
Resposta de frequência: 20Hz - 80kHz
THD (medido em 8 ohms): <0,002%
Distorção por intermodulação: <0,03%
Fator de amortecimento: 500
Sensibilidade de entrada: 0,650V
Impedância de entrada: 20 kohms
Relação sinal ruído: 98 db
Proteção contra curto: sim
Proteção temperatura: sim
Consumo em repouso: 95 watts
Consumo máximo: 2000 watts
Separação de canal: melhor 80 db
Peso: 19,4 kg

Clique na foto abaixo para melhor visualizar:



sexta-feira, novembro 18, 2011

MONTAGENS ANTIGAS

Tava dando uma navegada por aí, quando resolvi procurar por um medley já pronto com montagens antigas de funk, e achei esse aqui: http://www.4shared.com/audio/DFMkhIUG/mega_medley_montagens_antigas.htm

Vale a pena ouvir :)

HARD CASE PARA DDJ-S1 DA PIONEER

Adquiri recentemente (mas ainda não chegou) a controladora da Pioneer DDJ-S1, e já estou me adiantando pra comprar um hard case pra ela. Impressionante como quase ninguém aqui no Brasil tem essa controladora, e mais ainda, quase não existem fornecedores de case pra ela. 

Só consegui encontrar os 3 modelos abaixo (de 2 fornecedores), sendo um deles sem apoio para laptop, e mesmo assim não dá pra ver direito se protegem adequadamente no interior... Alguém tem alguma idéia de onde comprar isso?

Modelo 1 - Universal Cases
Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209733874-flight-case-para-pioneer-ddj-traktor-_JM


Modelo 2 - Case Sound
Link: http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_106208_1489_CASE-P--MIXDECK--DDJT1--DDJS1-C--PLATAFORMA-PARA-NOTEBOOK


Modelo 3 - Universal Cases (sem apoio pra laptop)
Link: http://www.universalcases.com.br/cases-e-maletas-para-djs/controladoras/flight-case-para-pioneer-ddj-s1-serato.html

sexta-feira, novembro 11, 2011

SET DE RAGGA JUNGLE DO DUBPISTOLS

Dica do meu amigo Joca Vidal, segue um setzinho de JUNGLE do Dubpistols. Há muito tempo eu não escutava um ragga tão maneiro assim. Vale a pena conferir.


quarta-feira, novembro 09, 2011

ANÁLISE DO CLIPE DO JESUS LUZ (RUNNING MAN)

Parece que Jesus Luz decidiu que agora não vi só atacar de DJ (como se ele fosse! Rááá!), mas também vai atacar de PRODUTOR DE MÚSICA ELETRÔNICA. Veja na foto abaixo, onde ele aparece como figurante nesse estúdio aí todo montadinho (deve ser tudo falso). 

Mas o pior é que a foto se concretizou num vídeo efetivamente, que ele fez (nah! duvido!) em parceria com o Yves Larock. Vídeo, por sinal, escroto pra caralho né? Coisa ridícula os caras correndo de pela cidade inteira, por caminhos aleatórios que não fazem sentido, até se encontrarem. E que coisa mais apelativa essa parada de colocar um monte de clichê do Brasil (praia, capoeira, mulherada) pra "vender" o clip no exterior. Além disso, esse vídeo parece mais uma propaganda de telefonia celular, já que os dois passam o tempo inteiro trocando mensagems um com o outro. 

Outra coisa que eu achei engraçada é que esse as caras sensuais RIDÍCULAS do Jesus Luz nesse clip se parecem muito com aquelas do clip "O Padre Gato" do Hermes e Renato (veja o vídeo abaixo e compare).




Mais uma: por que é que eles estão correndo desesperadamente, como se estivessem atrasados para um compromisso, se ambos pararam no meio do caminho pra dar um mergulho na praia ou pra dançar capoeira??? Que porra nonsense!

Pra finalizar, que coisa ESCROTA o DJ Jesus Light fingindo que tá tocando a música junto com o outro DJ infeliz, ambos fazendo 1 zilhão de movimentos siriricais nos knots do mixer AO MESMO TEMPO. Acho que eu nunca conseguiria imaginar qual o resultado sonoro que sairia de um malabarismo deste calibre. Imagina o CIRCO.

Mas... calma! Felizmente, todos nós sabemos que isso seria totalmente impossível de acontecer de fato, pois um som bizarro desse tipo não seria agradável a ninguém, e mais que isso, principalmente, nós sabemos que DJ Jesus Light não sabe mixar. Prova disso é que os aparelhos estão todos desligados durante a gravação, veja nos frames capturados abaixo, onde o mixer e o CDJ estão totalmente apagados. Não tem nenhuma luz acesa no mixer nem no CDJ! :)



Porra, alô produção do Jesus Light, vambora todo mundo aí se lembrar de LIGAR os aparelhos na tomada nas próximas aparições do nosso DJ espiritual!


E finalmente, o vídeo. Acesse, para dar um dinheirinho pro Jesus.



segunda-feira, novembro 07, 2011

HARDCASE COM SUPORTE PARA LAPTOP

Estava pesquisando hardcases para comprar para meu próximo equipamento, seja ele CDJ ou CONTROLADORA, e encontrei este aqui bem bacana, que já tem com um suporte para Laptop. Boa a idéia, né?


domingo, novembro 06, 2011

RIO SCENARIUM -- LIXO

Ontem, 05 de Novembro, um sábado, fiquei na dúvida se ia pro tradicional Bar Bukowski ou pro Rio Scenarium. Resolvi dar uma variada, e fui pro Rio Scenarium. Dessa vez vou tentar não só falar MAL, mas também destacar as coisas boas da casa, pros desavisados.

Começando pelas coisas boas, acho que o lugar é super tradicional, atrai turistas do Brasil e do mundo inteiro também, o "ambiente de antiquário" é bem bacana e rústico, e tem espaço sobrando pra umas 4 mil pessoas (imagina quanto dinheiro o dono da casa não ganha!). Outra coisa legal de lá é que tem uns 10 bares espalhados por todos os andares, o que torna a tarefa de pedir uma cerveja uma coisa relativamente fácil. Pedimos uma porção de pastéis de carne que levou uns 3 minutos para chegar à mesa, muito rápido também. Eu gosto do atendimento dos barmen e garçons que trabalham lá, estão de parabéns.

Agora olhando por um outro lado, eu já não sou fã de samba, chorinho, essas porcarias, então musicalmente o local pra mim é uma derrota total. O DJ também não colabora, coloca umas músicas desconhecidas (quando tá rolando um pop), e ainda fica berrando no microfone a toda hora, parecendo um baile funk na favela (ridículo). 

Outro ponto negativo é que lá eles não vendem Redbull, e também nenhum energético, o que eu acho extremamente caído. Como é que uma casa noturna não vende energético????

Agora, a segunda pior coisa do Rio Scenarium é a fila, tanto pra entrar quanto para sair. Chegamos no local umas 23h, e a fila ia da porta da casa até a próxima esquina. Quando nos posicionamos na fila, ela ainda cresceu mais até a metade do próximo quarteirão. Tudo bem que andava rápido, levamos uns 45 minutos para entrar, mas era algo de monstruoso. E outra: fila pra entrar, tudo bem, mas e a fila pra SAIR? Acho um absurdo ter que ficar 1 hora em pé para conseguir fazer um pagamento de uma cartela (essa eu tive que furar)...

Finalmente o fator mais negativo da casa é a frequencia. Tudo bem, algumas pessoas não escolhem se vão ser ricas ou pobres, se vão morar bem ou mal, se são feias ou bonitas, se sabem se arrumar ou não, se têm educação, se têm todos os dentes na boca, e eu não estou culpando ninguém por isso nem querendo ser  preconceituoso, mas o tipo de pessoa que vai lá é muito baixo nível. Como é que um lugar consegue atrair tanta gente esquisita, que não sabe nem falar direito, mal educada, etc? Sem falar na quantidade absurda de gringos querendo encontrar uma piranha brasileira pra conseguir sexo fácil. Eu posso falar isso tranquilamente porque eu sou feio e moro mal, mas eu procuro ser uma pessoa civilizada -- e isso não acontece muito por lá, o ambiente é extremamente hostil e de baixíssimo nível, e eu não frequento esse tipo de lugar mais.