segunda-feira, janeiro 30, 2012

HARDCASE PARA PIONEER DDJ-S1

Depois de procurar bastante, pesquisar, etc, e por indicação do Sergio, da Panda Import, acabei mandando fazer o meu harcase pra controladora DDJ-S1 na Som Case. Nem preciso falar que recomendo de olhos fechados qualquer uma dessas duas empresas, que têm o foco total no cliente, e sempre se responsabilizam por qualquer problema que der em qualquer aparelho ou peça por eles vendido. Pelo menos comigo foi sempre assim.

Os caras da Som Case fizeram um projeto super personalizado pra mim, levando em consideração cada detalhe milimétrico da controladora, cada ângulo da borda, etc, de forma que o aparelho fica super bem fixado ao case, não balançando, não tocando com nenhuma parte móvel (knots, sliders, jog), ou seja, garantindo totalmente a integridade do mesmo. Eles alugaram uma controladora igual à minha só para tirar as medidas, e garantir que o aparelho ficaria 100% bem encaixado. Serviço rápido e de primeira linha. Veja as fotos abaixo e tire suas conclusões.


terça-feira, janeiro 24, 2012

QUAL O MELHOR BITRATE PRA UMA RADIO ONLINE?

Outro dia me deparei com essa questão durante meu desenvolvimento do projeto de uma rádio online. Procurei vários artigos na internet, e achei dois interessantes, um da Wikipedia e outro de um cara chamado Paul Philbeck. Esse último é um artigo bem simples, mas explica de forma sucinta a diferença que pode fazer na qualidade e no tamanho do arquivo final quando você varia o bitrate (128, 96, 64, 56, 48 kbps), a frequência (44, 22hz) e o modo de encode (stereo ou mono).

Antes, eu estava transmitindo a rádio em 128 kbps, 44hz, stereo. O arquivo ficava simplesmente gigante. Fiz alguns testes e comecei a diminuir o bitrate, e para cada um deles fui tentando em stereo ou mono. Ao variar o stereo/mono, a frequencia também variava. Por exemplo, a 56 kbps eu gerei dois arquivos, um 44hz em mono, e um em 22hz em stereo. Os dois arquivos ficaram exatamente com o mesmo tamanho, só que o arquivo em mono tinha muito mais qualidade que o arquivo stereo. A única diferença é que era um canal só.

Acho que não existe uma regra fixa para isso, porque depende de que tipo de projeto você está fazendo, do nível de exigência de qualidade do ouvinte final, do orçamento que você tem pra investir em banda de transmissão e também das limitações de banda de recebimento desse streaming do lado do ouvinte. De qualquer forma, o importante é entender como funciona essa mecânica de variação de bitrate, frequencia e quantidade de canais e testar a mp3 em diferentes computadores, com diferentes sistemas de som e com diferentes tamanhos de banda, e availar qual é o melhor modo para o seu projeto.

No meu caso, fui testando as diferentes possibilidades, e cheguei a 48 kbps, 44hz, mono. Achei o streaming com uma qualidade muito boa, e o arquivo final ficou com apenas 35% do arquivo original em 128 kbps, 44hz stereo que eu estava usando. Ou seja, uma perda de qualidade relativamente pequena, digamos assim, para uma economia de 2/3 de banda.

terça-feira, janeiro 03, 2012

AULA 01 PARA ASPIRANTES A DJ

Aulinha número 01 para os aspirantes a DJ. Ah, e esse cara nasceu pra isso, definitivamente. Boa Marky!!

segunda-feira, janeiro 02, 2012

FALANDO EM DRUM N' BASS...

DJ MARKY fez um set novo hoje, dia 2 de Janeiro de 2012. Clica aqui pra ser direcionado diretamente à página que dá o acesso ao set.

LATINO FOI EXPULSO DO PALCO NO REVEILLON

Essa notícia saiu depois do Reveillon, você já deve ter ouvido falar nela. Sendo bem imparcial, acho o seguinte... O "David do Guetto", no fundo, está com a razão. Contrato é contrato, e ele não quis abrir mão do direito que ele tinha de começar a tocar no horário correto... Latino deu mole achando que tudo se resolveria no "jeitinho brasileiro". :)

Foto: Guilherme Leporace


AVALIAÇÃO - REVEILLON CARIOCA 2012 (HOTEL INTERCONTINENTAL)

Hoje é segunda-feira, dia 02 de Janeiro de 2012. O reveillon acabou de acontecer, e eu fui um dos que passou a virada na festa REVEILLON CARIOCA, que tradicionalmente acontece no ex-Hotel Intercontinental, atualmente Royal Tulip, em São Conrado. Vou fazer um review do que aconteceu na festa, que pra mim teve nota geral 7, o que não é ruim, mas foi uma queda com relação ao ano passado.

Pra começar, esclareço que acho que organizar um evento não deve ser nada fácil. São muitas as variáveis, os problemas que podem acontecer, as dificuldades. Às vezes o organizador acerta, às vezes ele erra, mas o que se espera é que ele tenha uma curva de aprendizado crescente, e que vá diminuindo os problemas ao longo do tempo, e melhorando os resultados. Dessa vez não foi isso que aconteceu, e acho que a festa teve um decréscimo de qualidade este ano. Vamos destacar os pontos fortes e fracos.

1) O INÍCIO -- Entrar na festa foi fácil e rápido. Apesar da chuva e do vento, a fila estava organizada, rápida, e a abertura da festa aconteceu exatamente no horário marcado, às 21h. Logo que cheguei, a pista eletrônica estava fechada. O Segurança me falou que "o DJ não tinha chegado". Não sei se era mentira ou não, mas acho que a pista só abriu umas 21h30, mais ou menos. Os garçons também estavam um pouco perdidos no início da festa, não tinha gelo filtrado pra colocar nas bebidas, e eles mesmos não sabiam se já poderiam começar a servir os convidados ou não. Havia um clima de "final de arrumação de festa", onde os últimos detalhes são ajustados -- podia-se observar garçons passando pra lá e pra cá carregando caixas de bebida. Senti que a qualquer momento alguém ia me pedir ajuda pra carregar alguma coisa. :) Em suma, achei organizado por causa do horário de abertura pontual, mas em compensação acho que algumas coisas de fato ainda não estavam prontas na hora correta. Pelo menos o organizador respeitou o horário de entrada, até porque chovia e ventava muito lá fora. No ano passado também respeitaram os horarios, mas os DJs, mesmo os de eletronica, comecaram a tocar na hora correta, entao esse ano foi levemente pior a entrada/inicio. Nota 7

2) BEBIDAS -- as bebidas estavam no mesmo esquema dos anos anteriores, ou seja, com excelentes marcas, e muita fartura. De bebida alcóolica, eu só bebi vodka com redbull, e acho que a maioria das pessoas também, por isso o atendimento deixou bastante a desejar durante toda a festa, pois demora mais pra preparar, afinal são 3 itens diferentes a serem colocados no copo. Mas, nos anos anteriores não tinha visto nada disso, você chegava ao balcão e pegava a sua bebida em 30 segundos, pois a quantidade de garçons acho que devia ser maior, ou então eram profissionais mais experientes, rápidos e organizados. Esse sempre foi justamente o ponto de maior qualidade da festa, mas esse ano foi o pior. Dessa forma, pra conseguir pegar uma birita era uma disputa a tapas com as outras pessoas da festa. Conseguir a atenção do garçom era difícil, então essa tarefa levava uns muito mais tempo do que o normal. A situação piorou substancialmente quando estavam faltando 20 minutos para a virada, pois todos queriam pegar uma taça de champagne no momento de ir para a praia. Só que os garçons poderiam ter avisado que 10 metros à frente em direção à saída já havia garçons com taças de champagne esperando as pessoas que fossem cruzar o corredor para sair da festa e passar a virada na areia. Se essa informação tivesse sido compartilhada, pessoas não passariam a virada do ano ainda a caminho da praia, como eu. Ou seja, essa dificuldade toda pra pegar birita foi o maior ponto fraco da fresta, e nos anos anteriores era o maior ponto forte. Isso fez a a minha percepção geral sobre a festa cair muito. Nota 4 esse ano pra birita.

3) BANHEIROS -- eram os próprios banheiros do hotel, então eram enormes, totalmente limpos e perfumados, excelente. Não havia fila pra entrar, pelo menos no dos homens. No das mulheres havia uma fila, mas acho que não era tão grande assim. Os banheiros tinham o mesmo esquema do ano passado, com um algo a mais: colocaram também alguns banheiros quimicos extras na area externa da festa, onde era o "fumódromo", ou seja, quem fosse lá fora pra fumar também poderia apreoveitar e tirar uma agua do joelho de forma mais rapida. Nota 10.

4) ESTRUTURA DE MÉDICOS/BOMBEIROS -- reparei que tinha uma ambulância com UTI móvel, e também uns 3 ou 4 médicos que estavam num salão da festa atendendo pessoas passando mal, como de costume. Também havia uma brigada de incêndio com vários caras, que estava preparada pra resolver qualquer situação de emergência. Nao lembro como foi a estrutura do ano passado, mas creio que tenha sido igual. - Nota 10

5) CONFUSÃO -- não vi NENHUMA briga na festa, apesar dos seguranças terem feito um esquema de monitoramento ostensivo, eles ficavam em cima de plataformas, um pouco acima do nível das pessoas que estavam na pista de dança, no chão, dessa forma podiam enxergar bem melhor e com mais distancia, pra ver se alguma coisa ocorria errada. Não mudou nada com relação aos anos anteriores, quando também não teve porrada. Nota 10.

6) PÚBLICO -- as pessoas estavam comentando que tinha 2 mulheres para cada homem. A festa estava cheia de pessoas bonitas, sim, mas acho que estavam mais mal educadas. Senti isso no momento de pegar as biritas no balcão e também de enfrentar a fila para fazer a ceia no restaurante do hotel. Piorou em relação aos anos anteriores. Nota 7 pra essa galera.

7) QUITUTES -- Alguns garçons estavam distribuindo quitutes em bandejas, pra lá e pra cá. Eu não comi nenhum, mas tive a leve impressão de que tinha menos garçons trabalhando para a distribuição de quitutes como nos anos anteriores. Nem sei se estavam bons ou não, mas apresentaram várias variedades. Nota 6

8) JANTAR/CEIA -- Fila de uns 5 minutinhos, ou seja, bem rápida. Entramos e rapidamente nos servimos. A comida estava farta e deliciosa. Pegamos uma mesa grande que estava livre, e comemos com nossos amigos coisas como cordon bleu, massa recheada, etc. A mesa do buffet apresentava muita variedade, e pudemos comer na mesa todos juntos com conforto, e o refrigerante foi servido à mesa pelos garçons do salão. Nivel de qualidade e variedade excelente, nota 10.

9) PISTA ELETRÔNICA -- nos dois unicos momentos em que eu entrei, num deles tava tocando Rafael Nazareth, e no outro Ask 2 Kit (grupo formado por Marcelinho CIC, Leo Janeiro e mais outro VJ que eu nao lembro o nome agora). Eu, particularmente, odeio o som do ASK 2 KIT. Eu não consigo entender as musicas deles, acho muito chatas, insuportaveis. Nao são nem musicas populares/comerciais, mas também não são nada underground, então fica meio no limbo, me parece uma coisa meio sem sentido. Acho que já teve epocas anteriores que o CIC tocava sozinho, e mandava muito melhor, eu era fã do cara. Mas hoje em dia eles sempre tocam essas músicas chatas e meia boca que eu nem mesmo reconheco, e na minha opinião, acho que quase ninguem gosta. Nao sei COMO esses caras fazem esse sucessso que fazem. Nota 6

10) CAFÉ DA MANHÃ -- tomei café praticamente no horario que o salão abriu. Comi aquele tipico cafe da manhã de hotel, com paezinhos, presunto, queijo, salsicha, ovos mexidos, suco de laranja, etc. Acho que foi a  melhor coisa que teve pra arrematar a festa, e estava excelente. Nota 10.

11) PISTA POP -- Sobre a Pista Popular, vi somente um pedaço dos shows, mas meus amigos que estavam comigo lembraram bem: tivemos a impressão de que MC MARCINHO não apareceu na festa (ao menos até 5h da manhã). Ele estava contratado pra tocar, mas parece que nem apareceu por lá. Fiquei chateado porque um grupo de amigos nossos queria ver o show dele. Mas, fazer o que agora?? Reclamar e pedir o valor do ingresso de volta? Será que tem alguma politica nesse sentido? Pelo menos as outras bandas taveam legaizinhas... Nota 7

EM SUMA, acho que a festa foi boa, mas a decepção foi no fato de que a gente já foi nessa festa 3 vezes (contanto com essa vez agora), e a festa sempre foi EXCELENTE, sem ressalvas, e pela primeira vez esse ano tivemos algumas ressalvas, sobretudo com o atendimento nos bares. Nós sabemos que problemas eventualmente podem acontecer, então eu acho que vale a pena para os Organizadores colherem essas reclamações, esses comentarios, críticas, juntarem tudo analisarem uma por um, pra ver o que faz sentido ou não, e depois fazer planos de ação para remediá-los. Desta forma, poderei escrever um novo review daqui a 1 ano mostrando que foi um problema pontual, e que as pessoas podem com certeza esperar a REVEILLON CARIOCA como a melhor festa de reveillon já inventada, como eu já havia dito antes.