terça-feira, janeiro 24, 2012

QUAL O MELHOR BITRATE PRA UMA RADIO ONLINE?

Outro dia me deparei com essa questão durante meu desenvolvimento do projeto de uma rádio online. Procurei vários artigos na internet, e achei dois interessantes, um da Wikipedia e outro de um cara chamado Paul Philbeck. Esse último é um artigo bem simples, mas explica de forma sucinta a diferença que pode fazer na qualidade e no tamanho do arquivo final quando você varia o bitrate (128, 96, 64, 56, 48 kbps), a frequência (44, 22hz) e o modo de encode (stereo ou mono).

Antes, eu estava transmitindo a rádio em 128 kbps, 44hz, stereo. O arquivo ficava simplesmente gigante. Fiz alguns testes e comecei a diminuir o bitrate, e para cada um deles fui tentando em stereo ou mono. Ao variar o stereo/mono, a frequencia também variava. Por exemplo, a 56 kbps eu gerei dois arquivos, um 44hz em mono, e um em 22hz em stereo. Os dois arquivos ficaram exatamente com o mesmo tamanho, só que o arquivo em mono tinha muito mais qualidade que o arquivo stereo. A única diferença é que era um canal só.

Acho que não existe uma regra fixa para isso, porque depende de que tipo de projeto você está fazendo, do nível de exigência de qualidade do ouvinte final, do orçamento que você tem pra investir em banda de transmissão e também das limitações de banda de recebimento desse streaming do lado do ouvinte. De qualquer forma, o importante é entender como funciona essa mecânica de variação de bitrate, frequencia e quantidade de canais e testar a mp3 em diferentes computadores, com diferentes sistemas de som e com diferentes tamanhos de banda, e availar qual é o melhor modo para o seu projeto.

No meu caso, fui testando as diferentes possibilidades, e cheguei a 48 kbps, 44hz, mono. Achei o streaming com uma qualidade muito boa, e o arquivo final ficou com apenas 35% do arquivo original em 128 kbps, 44hz stereo que eu estava usando. Ou seja, uma perda de qualidade relativamente pequena, digamos assim, para uma economia de 2/3 de banda.

Nenhum comentário: