terça-feira, março 24, 2009

Back to the 90's!

Estou ajudando a produzir (cuidando dos aspectos de repertório, som e iluminação, em parceria com a Let's Groove) uma festa de aniversário de 30 anos de um grande amigo cujo tema será "os anos 90". A idéia foi dele, admito, e já foi absoluta e extremamente apoiada por mim. De fato, chegou a hora de fazer a transição das festas que exaltam os anos 80 (que já encheram o saco) para aquelas que tratam dos anos 90, que agora começam a se transformar em algo velho, já que a maioria das pessoas do meu convívio social estão chegando, este ano, na faixa dos 30 (ou o também dito "3.0 turbinado").

Levamos alguns dias para escolher a linha-mestre da sequencia musical, mas no final a programação ficou muito boa. Para tal, nos empenhamos em lembrar os velhos clássicos de house, rock, pop, funk que rondaram os anos 90, desde a época em que começamos a frequentar o "ginásio" até mais ou menos o meio da faculdade.

Não parece, mas nesse meio tempo muita coisa aconteceu - deixamos de ser crianças para sermos adolescentes, e depois quase-adultos. Tudo isso aconteceu em uma década, marcada pelo início das transmissões da MTV em UHF (lembra do Gastão, Astrid, Thunder Bird?), da mp3, da revolução da internet, dentre outras coisas. Tenho certeza que quem apreciar nossa seleção musical certamente vai fazer um gosto passeio pelo tempo, ao som do melhor que rolou nessa década de transformações.

As inspirações começaram no rock, lembrando da moda da bandas de Seattle, dos grandes festivais como Hollywood Rock e Rock in Rio, da moda grunge deflagrada pelo Nirvana. No meio da década, lembro do início das matinês, como a Circus, e depois o início da frequencia a festas "de adulto", como Le Maxim's, Fun Club à noite, dentre outras, onde ouvia-se basicamente House. Quando os 18 anos chegaram, e daí em diante, acho que o House predominou, seguido de perto pelas músicas mais pop internacionais. Lembro também um pouco do tecknofunk, que encheu a porra do saco e graças a Deus sumiu do mapa. Então foi uma coisa tipo ROCK depois HOUSE.

E, lembrando especialmente do House, me vem à cabeça nomes de clubs como Vogue, Mikonos, Maxims, Wells Fargo, Fun Club, Babilônia, Resumo da Opera, People, Tizziano, Banana Café, Hipopotamus, Rock in Rio Café, Metropolitan, Les Artistes, Circus, Zapatta, Festa Junina do Jockey, Teresiano e Santo Agostinho, Skipper, Búzios 40 graus, Guapo Louco, Shows na Praia da Tartaruga, Shows na Praia de Ipanema, Festas de camiseta (uma noite no oriente, oh, what a night, planet dance, moon night, black & white, etc), Praia no posto 9, Ilha do Arroz, Gatto Pardo, etc.

São muitas as boas lembranças, sobretudo pra quem faz 30 anos por agora. É tanta coisa que gostaríamos relembrar, musicalmente falando, que tivemos muito trabalho pra selecionar uma quantidade de músicas aceitável para a festa, sem que ela tivesse 4 dias de duração.

Depois do final de semana postarei fotos e vídeos da mesma. Enquanto isso vamos ficar aguardando notícias direto de Miami, do Winder Music Conference, do nosso correspondente interino Roque Júnior.

Um comentário:

Bruna disse...

Vc esqueceu que nos anos 90 frequentavamos festas que só tocavam reggae, tanto que tinha o reggae e rock cafe onde inclusive teve festa do cap/uerj... wells fargo tb tocava reggae direto.
bjss