segunda-feira, dezembro 26, 2011

PROJETO DE RADIO ONLINE PARA A VOSTU

Em Julho de 2011 iniciei um projeto piloto em parceria com a empresa desenvolvedora de games para redes sociais Vostu, para criação de uma "rádio online" a ser oferecida para os usuários dos seus games nas redes sociais Orkut e Facebook.

Montamos então o conteúdo para uma rádio com conteúdo falado + músicas, e fizemos uma bateria de testes com os games Café Mania e Mini Fazenda, e o resultado geral foi o melhor possível. O jogo com a rádio acoplada teve mais de 95% de aprovação, e recebeu muitos elogios dos envolvidos. Inclusive saiu uma reportagem num site americano sobre o nosso projeto, veja aqui.

Desde então, nos mobilizamos novamente em parceria para desenvolver a Fase 2 do projeto, em que passamos a ter a rádio funcionando 15 horas por dia (das 9:00 às 24:00), todos os dias da semana, mas agora para os games Mini Fazenda e Mega City, com atingimento de cerca de 1 milhão de DAU (daily active users) e 5 milhões de MAU (monthly active users).

A rádio hoje em dia tem 3 horas de conteúdo totalmente novo a cada dia, que fica se repetindo até completar as 15 horas. Normalmente são tocadas 1 ou 2 músicas a cada nova mensagem direcionada ao jogador, o que dá umas 45 músicas tocadas a cada intervalo de 3 horas, e cerca de 9 mensagens diferentes.

Durante a programação, o nosso locutor dicas e informações que melhoram substancialmente a experiência do usuário, além de ler e-mails e Tweets que são enviados pelos jogadores, e também de comentar sobre curiosidades sobre o jogo. O feedback tem sido o melhor possível, e novas funcionalidades e idéias já estão sendo discutidas entre a equipe do projeto e a Vostu para serem possivelmente colocadas em prática no início de 2012.
Atualmente, a seleção musical fica sob minha própria responsabilidade, onde uso minha experiência como DJ para fazer uma programação bem popular e eclética, que inclui gêneros como Hip Hop, House, Rock, Samba, Sertanejo, Reggae, e MPB. A seleção musical é constantemente revisitada para que tenha sempre novidades e sucessos das rádios FM.

A estrutura do projeto em questão também já foi adaptada para outras necessidades e plataformas, como por exemplo a ambientação de lojas, supermercados, hotéis, academias, e até mesmo para empresas que também querem montar uma rádio interna transmitida através da sua intranet, a fim de melhor se comunicar com seus funcionários, fazer endomarketing e repassar informações importantes do RH e dos resultados da empresa.

Nenhum comentário: